Principais Linguagens de Cores: Pantone e RAL

Seja em empresas onde a cor tem um papel fulcral à atividade do negócio ou não, é imprescindível o conhecimento dos principais sistemas e linguagens de cor por parte da equipa. Desde o design de marca e branding ao design de produto e produção, trabalhar com cor é uma atividade sensível em que cada detalhe é extremamente relevante para o resultado final.

Apesar de muitas vezes serem confundidas com sistemas de cores, Pantone e RAL são na realidade linguagens de cores, baseadas nos principais sistemas (RGB e CMYK). Veja a diferença entre esses sistemas de cores neste artigo.

Pantone 

A Pantone é uma empresa que criou uma palete de cores revolucionária para o mundo do design, dando origem a um sistema standard – Pantone Matching System (PMS). As cores são exclusivas e só podem ser utilizadas mediante autorização e compra dos tons.

Este sistema é utilizado na maioria das impressoras para replicar os tons através de uma diretriz padronizada. Essa diretriz garante que qualquer fabricante que utilize uma cor, consiga reproduzi-la na impressão.

As cores Pantone não são uma combinação, mas sim tons únicos e singulares – mais de 1800! A maioria destes tons é gerado com treze pigmentos de base que criam uma variedade de cores exclusivas.

Através de um sistema numérico, foi criada uma correspondência de cores mais precisa do que outros sistemas, tornando-o perfeito para o trabalho de identidade de marca.

RAL

O sistema de cores RAL é utilizado para revestimentos, englobando cores de superfície baça, brilhante e metálica. Este sistema está presente, principalmente, nas indústrias que trabalham com pintura em pó, verniz e tinta plástica. O principal objetivo é obter consistência de cores no revestimento de produtos físicos.

Apesar disso, alguns setores como o automóvel utilizam outras linguagens de cores específicas dos próprios fabricantes, como PPG ou Glasurit.

Dependendo do material e produtos que fabrica, certos sistemas e linguagens de cor deverão ser utilizados. Além da escolha do sistema, é importante realizar a gestão de cor para que consiga a cor pretendida do início ao fim, evitando tempo e desperdícios.

Na MASO, somos especialistas em cor e ajudamos a otimizar os processos de gestão de cor da sua empresa, para que consiga alcançar cores perfeitas e ainda um fluxo de trabalho mais rápido.